O bem-estar subjetivo de professores: uma investigação em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.11808

Palavras-chave:

Bem-estar subjetivo. Docentes. Afetividade. Satisfação com a vida.

Resumo

As pandemias, como a da COVID-19, afetam uma quantidade relativamente grande de pessoas e impõem novas regras e hábitos sociais para a população mundial. O distanciamento social e o fechamento de escolas, bem como a nova forma do docente trabalhar, pode promover mudanças em seu sistema emocional. O objetivo deste estudo foi investigar o bem-estar subjetivo (BES) em docentes de três municípios de Goiás. Participaram 481 docentes, com idades entre 25 a 64 anos, no qual 319 são do gênero feminino (66,3%). Utilizou-se a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) de Albuquerque e Tróccoli (2004). Apesar dos momentos de pandemia os resultados apontam a predominância de afetos positivos e uma indefinição quanto à satisfação com a vida. Destacam-se os afetos negativos apresentando uma correlação direta com satisfação com a vida (r=0,206, Ï< 0,01) e o fator geral do BES teve uma forte correlação positiva com os afetos negativos (r=0,721, Ï< 0,01). Investigar o bem-estar subjetivo de docentes é importante no campo da Educação para o planejamento de ações e políticas públicas quanto à saúde coletiva e felicidade desses sujeitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Gonzaga Lapa Junior, Universidade de Brasília (UnB)

    Mestre e doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), participante de grupos de pesquisa pela UnB e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tem experiências docentes nas redes pública e particular de educação básica pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como no ensino superior dessa localidade.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

O bem-estar subjetivo de professores: uma investigação em tempos de pandemia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1055–1069, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.11808. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11808. Acesso em: 16 out. 2025.