A dimensão educativa da pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14543Palabras clave:
EducaçãoResumen
O estudo busca ampliar o entendimento do universo infantil do ponto de vista da educação, estabelecendo com ele relações de maior compreensão e qualidade. Entende-se por qualidade o progressivo desvelamento das propostas de ações chamadas educativas e outras que são tratadas como cuidado e bem-estar, realizadas em instituições infantis que atendem a crianças de zero a seis anos de idade. Nesse recorte parcial, prioriza-se a indicação dos estudos teóricos realizados e os resultados finais da pesquisa. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho etnográfico, realizado em três instituições infantis, buscando compreender como são as crianças, como pensam, sentem e agem na creche ou na pré-escola, sobretudo como são entendidas e tratadas. A pesquisa vincula as práticas discursivas às relações de poder, conhecimento e consciência, explicitando as relações inter e intra-subjetivas, apoiadas em Bernstein (1990), Piaget (1991) e Vygostki (1989).