As tendências epistemológicas das pesquisas em educação

Autores/as

  • Eny Toschi Universidade Lutarana do Brasil (Ulbra) Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v8i1.14624

Palabras clave:

Pesquisa em Educação. Conhecimento. Saber.

Resumen

O presente ensaio parte da constatação de que as pesquisas, empiricamente, sempre exjstiram. Era questão de sobrevivência a descoberta de novas formas e métodos de conservar alimentos. Nas áreas de ciências sociais, por sua natureza, as pesquisas são mais recentes. Até meados do século XX, as tendências epistemológicas tinham como essência o comportamento ou a representação. Hoje, a tendência epistemológica tem como base o estudo da conceptualização. Por considerar as diferenças, e não a padronização, o "olhar" dos pesquisadores mudou radicalmente, complementando ou contrapondo a idéia de cientificidade como sinônimo de lógica e racionalidade. E, à medida que os conhecimentos científicos sào socializados, o professor, intelectual, concretiza seu posicionamento teórico necessariamente na praxis. Nessa perspectiva, o professor faz "história'', interagindo com seus pares e seus alunos como um pesquisador, um curioso, um questionador.

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Publicado

2023-04-06

Cómo citar

As tendências epistemológicas das pesquisas em educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 55–64, 2023. DOI: 10.5335/rep.v8i1.14624. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14624. Acesso em: 16 oct. 2025.