As tendências epistemológicas das pesquisas em educação
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v8i1.14624Palabras clave:
Pesquisa em Educação. Conhecimento. Saber.Resumen
O presente ensaio parte da constatação de que as pesquisas, empiricamente, sempre exjstiram. Era questão de sobrevivência a descoberta de novas formas e métodos de conservar alimentos. Nas áreas de ciências sociais, por sua natureza, as pesquisas são mais recentes. Até meados do século XX, as tendências epistemológicas tinham como essência o comportamento ou a representação. Hoje, a tendência epistemológica tem como base o estudo da conceptualização. Por considerar as diferenças, e não a padronização, o "olhar" dos pesquisadores mudou radicalmente, complementando ou contrapondo a idéia de cientificidade como sinônimo de lógica e racionalidade. E, à medida que os conhecimentos científicos sào socializados, o professor, intelectual, concretiza seu posicionamento teórico necessariamente na praxis. Nessa perspectiva, o professor faz "história'', interagindo com seus pares e seus alunos como um pesquisador, um curioso, um questionador.