Vida e morte do brincar

Autores/as

  • Tânia Ramos Fortuna Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v8i2.14641

Palabras clave:

Educação

Resumen

O texto reflete sobre o brincar na infância contemporânea, através do exame da origem, evolução, lugar e destino do brincar no desenvolvimento humano. Discute a importância do brincar, as condições que possibilitam ou limitam a brincadeira e o papel do mundo dos adultos - representado pelos pais, educadores, especialistas, grandes corporações, núdia, etc. - segundo a perspectiva cultural e psicanalítica. A partir da compreensão do papel que desempenha o brincar nas formas de subjetivação na contemporaneidade, identifica-o como elemento integrante de um novo senso de realidade, por meio do qual a participação social, marcada por novo imaginário, novos princípios e valores, é possível. Para isso concorrem a solidariedade, ousadia e autonomia experimentadas nas atividades lúdicas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-06

Cómo citar

Vida e morte do brincar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 63–71, 2023. DOI: 10.5335/rep.v8i2.14641. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14641. Acesso em: 16 oct. 2025.