Educação e ética: a conquista da autonomia segundo Jürgen Habermas

Autores/as

  • Lêda Dantas Universidade Federal de Pernambuco Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v10i1.14703

Palabras clave:

Ética. Autonomia. Habermas.

Resumen

O objetivo deste artigo é abordar o ideal de autonomia da filosofia moderna na perspectiva de Jürgen Habermas e suas consequências para a educação. Procuro mostrar como tal conceito está relacionado com a sua ética do discurso, salientando as distinções e similitudes do seu pensamento com o de Kant, filósofo que se encontra na raiz histórica do conceito de  autonomia e cuja ética, em vários aspectos, influenciou aquela de Habermas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2023-04-07

Cómo citar

Educação e ética: a conquista da autonomia segundo Jürgen Habermas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 116–126, 2023. DOI: 10.5335/rep.v10i1.14703. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14703. Acesso em: 16 oct. 2025.