Reflexões acerca da área da Educação em relação aos programas de pós-graduação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16053Palavras-chave:
critérios, formação, professorResumo
Este artigo analisa os desafios e debates que marcaram a trajetória dos Mestrados Profissionais (MPs). Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, combinando revisão da literatura, pesquisa bibliográfica e análise documental, com ênfase nos documentos oficiais da CAPES. Discute-se, entre outros aspectos, a desvinculação entre as áreas de Ensino e Educação e as dificuldades na avaliação de Produtos Educacionais (PEs) e Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs) nos MPs. Além disso, examina-se como os PEs são definidos nos documentos da CAPES e a validade das formas de avaliação propostas. Aponta-se, ainda, a ausência de uma definição clara sobre o que pode ser oficialmente considerado como PTTs na área de Educação e se essas produções poderiam ser equiparadas aos PEs. Por fim, problematiza-se a escassez de critérios avaliativos específicos para a área de Educação, bem como a viabilidade da transposição dos critérios adotados no campo de Ensino para esse contexto.
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