Reflexões acerca da área da Educação em relação aos programas de pós-graduação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16053

Palavras-chave:

critérios, formação, professor

Resumo

Este artigo analisa os desafios e debates que marcaram a trajetória dos Mestrados Profissionais (MPs). Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, combinando revisão da literatura, pesquisa bibliográfica e análise documental, com ênfase nos documentos oficiais da CAPES. Discute-se, entre outros aspectos, a desvinculação entre as áreas de Ensino e Educação e as dificuldades na avaliação de Produtos Educacionais (PEs) e Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs) nos MPs. Além disso, examina-se como os PEs são definidos nos documentos da CAPES e a validade das formas de avaliação propostas. Aponta-se, ainda, a ausência de uma definição clara sobre o que pode ser oficialmente considerado como PTTs na área de Educação e se essas produções poderiam ser equiparadas aos PEs. Por fim, problematiza-se a escassez de critérios avaliativos específicos para a área de Educação, bem como a viabilidade da transposição dos critérios adotados no campo de Ensino para esse contexto.

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Biografia do Autor

  • Glaisier Mara Aparecida Mariano da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (2014). Concluiu no ano de 2020 a segunda graduação em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências (GPMEC - UENP).

  • Juliane Priscila Diniz Sachs, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente/pesquisadora da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel - UENP-CLM. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Básica da UENP. Pesquisa: Educação científica, Ensino de Química, Ensino de Ciências, Natureza da Ciência e História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências (GPMEC - UENP), do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA FC - UNESP) e do Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental da UENP. TEA feminista.

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Publicado

2025-04-04

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Reflexões acerca da área da Educação em relação aos programas de pós-graduação profissional . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16053, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16053. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16053. Acesso em: 15 out. 2025.