Formação de professores para a Educação em Direitos Humanos no Brasil

considerações a partir da Resolução CNE/CP n. 04/2024

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17020

Palabras clave:

Resolución CNE/CP n. 04/2024, Formación de profesores, Educación en Derechos Humanos, Brasil

Resumen

O objetivo do artigo é analisar criticamente a Resolução CNE/CP 04/2024, que regulamenta a formação de professores, com o intuito de identificar suas implicações para a promoção da educação em direitos humanos no ambiente escolar. A pesquisa enquadra-se numa perspetiva qualitativa, apoiada numa revisão bibliográfica e documental, com uma abordagem descritiva e exploratória e tratamento qualitativo dos dados. Como resultado, destaca-se que a formação de professores constitui um eixo fundamental para a consolidação da EDH nas instituições de ensino. Entretanto, embora a Resolução CNE/CP n. 04/2024 menciona direitos humanos, há uma ausência de intencionalidade formativa quanto à preparação crítica de professores para atuar nessa área, o que revela a persistência de desafios estruturais na efetiva incorporação da EDH nos currículos de formação de professores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR - Brasil

    Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Licenciando em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo, Formação e Trabalho Docente da Universidade Estadual de Londrina (DGP/CNPq/UEL). Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e Red Latinoamericana y Caribeña de Educación en Derechos Humanos (RedLaCEDH). Tem foco investigativo centrado nas áreas do Direito e da Educação, com ênfase em Educação em Direitos Humanos, Ensino Jurídico, Formação de Professores e Currículo. 

  • Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR – Brasil.

    Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Curriculo, Formação e Trabalho Docente.

Descargas

Publicado

2025-11-30

Número

Sección

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: amorosidade no confronto com a cultura do

Cómo citar

Formação de professores para a Educação em Direitos Humanos no Brasil: considerações a partir da Resolução CNE/CP n. 04/2024. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17020, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17020. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17020. Acesso em: 30 nov. 2025.