As razões do não idêntico e implicações formativas no contexto atual
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3875Palabras clave:
Não idêntico. Formação. Expressividade estética. Educação.Resumen
Neste artigo, pretende-se apontar para uma tensão dialética entre o racional e o irracional, entre o conceito e o não conceitual, atualizando o sentido do não idêntico. Essa atualização configura-se na necessidade de potencializar uma filosofia da educação crítico-formativa com base na perspectivada “expressividade estética”. A questão que se coloca é a seguinte: como podemos compreender o sentido do não idêntico, a partir das necessidades de uma educação crítico-formativa e das condições para efetivá-la no âmbito das reflexões filosófico-educacionais? Desse modo, faz-se uma breve incursão no que consiste o papel da dialética negativa do filósofo Theodor W. Adorno para se pensar o sentido da “razão” (ou das razões) na perspectiva do “não idêntico”. Partindo disso, busca--se apontar as possibilidades da crítica imanente adorniana, cujo escopo manifesta na dialética do sofrimento no âmbito do capitalismo. Por fim, pretende-se assinalar e discutir a potencialidade da “expressividade estética” do não idêntico, articulada com algumas possibilidades para a educação no contexto atual.Descargas
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Publicado
2014-03-25
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Artigos
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Cómo citar
As razões do não idêntico e implicações formativas no contexto atual. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3875. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3875. Acesso em: 16 oct. 2025.