Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche

Autores/as

  • Luciana da Costa Dias Universidade Federal de Ouro Preto Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6542

Palabras clave:

Filosofia alemã. Filosofia da educação. Friedrich Nietzsche.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre cultura e educação em Friedrich Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos e profundo crítico de sua época. Sua abordagem da questão da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito da prática educativa, que ele diagnosticou como estando, já em sua época, cada vez mais submissa e atrelada aos interesses de uma economia de mercado, mero adestramento e preparação para o mercado de trabalho, uma vez que seu discurso se constrói com base em uma visão extremamente crítica ao surgimento do ensino profissionalizante, naquele período, na Alemanha.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luciana da Costa Dias, Universidade Federal de Ouro Preto
    Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta de Teoria da Arte e Estética Teatral no Departamento de Artes Cênicas, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Arte e Estética do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6542. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6542. Acesso em: 16 oct. 2025.