Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6542Palabras clave:
Filosofia alemã. Filosofia da educação. Friedrich Nietzsche.Resumen
O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre cultura e educação em Friedrich Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos e profundo crítico de sua época. Sua abordagem da questão da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito da prática educativa, que ele diagnosticou como estando, já em sua época, cada vez mais submissa e atrelada aos interesses de uma economia de mercado, mero adestramento e preparação para o mercado de trabalho, uma vez que seu discurso se constrói com base em uma visão extremamente crítica ao surgimento do ensino profissionalizante, naquele período, na Alemanha.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-11-21
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Cómo citar
Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6542. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6542. Acesso em: 16 oct. 2025.