Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6542Palavras-chave:
Filosofia alemã. Filosofia da educação. Friedrich Nietzsche.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre cultura e educação em Friedrich Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos e profundo crítico de sua época. Sua abordagem da questão da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito da prática educativa, que ele diagnosticou como estando, já em sua época, cada vez mais submissa e atrelada aos interesses de uma economia de mercado, mero adestramento e preparação para o mercado de trabalho, uma vez que seu discurso se constrói com base em uma visão extremamente crítica ao surgimento do ensino profissionalizante, naquele período, na Alemanha.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-11-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Educar para quê? Observações acerca da educação e cultura a partir do pensamento de Friedrich Nietzsche. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6542. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6542. Acesso em: 16 out. 2025.