Educação não formal no contexto brasileiro e internacional: tensões que perpassam a formulação conceitual
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v26i2.7200Palabras clave:
Educação não formal. Histórico e conceituação. Educação e aprendizagem.Resumen
Este artigo apresenta um estudo bibliográfico que visa apresentar o percurso histórico de constituição do campo da educação não formal nos contextos internacional e nacional, de modo a perceber como se deu a criação conceitual e teórica desse campo, bem como suas implicações. Dessa forma, a educação não formal tangencia as relações com a educação formal e apresenta algumas problemáticas advindas de suas origens e mudanças histórico-conceituais envolvendo os públicos atendidos por programas e projetos do terceiro setor, organizações de capital público, privado e misto, em ações realizadas fora da escola. O artigo traz subsídios para a fundamentação teórica e prática nesse campo conceitual e educacional. Conclui-se que o lugar atribuído ao campo da educação não formal orbita a periferia e as margens em relação à centralidade do campo da educação formal. Entender, conceitualmente, os dois campos como autônomos e independentes, que se interpenetram, com mobilidade e sem fronteiras definidas, talvez seja um caminho para a integração e valorização de muitas formas de se praticar educação, sem desmerecimentos e descréditos, possibilitando, inclusive, a diversidade de propostas educacionais.