O currículo na universidade: da sociedade disciplinar à sociedade de controle

Autores/as

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas Autor/a
  • Eliana Bernardes Lourenço Universidade Federal de Alfenas Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v16i1.7454

Palabras clave:

Formação humana. Currículo. Universidade. Sociedade disciplinar. Sociedade de controle.

Resumen

O artigo visa discutir a vinculação da formação humana com o sistema produtivo no qual a educação tornou-se cada vez mais necessária para o mundo do trabalho, não para a reflexão. Como a universidade de hoje foi estruturada com a adoção da epistemologia moderna, o currículo e a relação pedagógica foram organizados hierarquicamente e mediados pelo exercício do poder de modo a reforçar os processos de dominação. Tal controle, primeiramente, configurasse na forma de vigilância hierárquica nas sociedades disciplinares. Nesta, o controle está sempre recomeçando ao indivíduo passar de um lugar fechado para outro. Nas sociedades de controle a dominação sobre o indivíduo é exercida continuamente, porque os espaços são cada vez mais abertos. O controle sobre o indivíduo, nas duas formas de conceber a sociedade, garante sua sujeição ao mundo do trabalho. O desafio para a formação dos estudantes é o de prepará-los para o enfrentamento do mundo de hoje de acordo com as necessidades humanas, não as do mercado.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

O currículo na universidade: da sociedade disciplinar à sociedade de controle. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v16i1.7454. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7454. Acesso em: 16 oct. 2025.