Imigração e educação: desafios interculturais. Aspectos sensíveis da emigração de trabalhadores brasileiros para a Itália

Autores/as

  • João Carlos Tedesco Universidade de Passo Fundo Autor/a
  • Elizabeth Nunes Maciel Universidade de Passo Fundo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7478

Palabras clave:

Educação. Imigração. Interculturalismo.

Resumen

O ensaio analisa alguns aspectos do fenômeno emigratório brasileiro para a Itália, dando ênfase especial à correlação entre interculturalidade e educação. Busca-se situar a educação e a escola para filhos de imigrantes como um espaço por excelência para redefinir horizontes problemáticos do campo migratório, principalmente nos âmbitos interculturais e identitários; ao mesmo tempo, constata-se que a escola é expressão de uma caixa de ressonância dos macroprocessos que dão corpo ao fenômeno imigratório atual.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Imigração e educação: desafios interculturais. Aspectos sensíveis da emigração de trabalhadores brasileiros para a Itália. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7478. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7478. Acesso em: 16 oct. 2025.