A trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos em projeto de educação popular: entre o formal e o não-formal

Autores/as

  • Ana Cláudia Ferreira Godinho Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7693

Palabras clave:

Educação popular. Educação de jovens e adultos. Formação de educadores

Resumen

Este artigo sintetiza a pesquisa desenvolvida junto a uma escola pública de EJA no município de Gravataí, região Metropolitana de Porto Alegre - RS. O estudo aborda a relação entre a educação formal e não formal na formação de educadores(as) de EJA que atuam em projeto fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da educação popular (EP). O objetivo é analisar a relação entre as experiências formativas dessas educadoras e suas implicações sobre a identificação dos sujeitos com a EP. Assim, a relação EJA x EP contextualiza o tema. No percurso metodológico, a participação constituiu-se como princípio norteador. A observação participante e as entrevistas individuais semiestruturadas com quatro educadoras são os procedimentos adotados. Os resultados revelam a dicotomia entre o formal e não formal. As educadoras associam-nos, respectivamente, à teoria e à prática. No âmbito do nãoformal, as falas indicam a tensão escola x mantenedora, que condiciona a identificação das educadoras com a EP. Além disso, as reflexões das educadoras mostram que são dispersos os seus saberes sobre a EJA e sua relação com a EP, bem como a identificação com este campo educacional.

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

A trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos em projeto de educação popular: entre o formal e o não-formal. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7693. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7693. Acesso em: 16 oct. 2025.