A atividade do brincar e o desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural

Autores/as

  • Elaine Sampaio Araújo Universidade de São Paulo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7851

Palabras clave:

Brincar. Criança. Teoria histórico-cultural. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar contribuições teóricas da psicologia soviética1 sobre o brincar, que possibilitem a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento da criança com base numa concepção que a considera como sujeito constituído historicamente. No âmbito deste trabalho, a relação entre o brincar e o desenvolvimento infantil foi objeto de investigação em pesquisa envolvendo escolas municipais de educação infantil do município de São Paulo. A relevância do tema apresenta-se pela necessidade de debater a organização do ensino na infância considerando a atividade principal da criança: o brincar.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

A atividade do brincar e o desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 40–49, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7851. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7851. Acesso em: 15 oct. 2025.