A criança de escolaridade inicial

Autores/as

  • Noeli Reck Maggi PUCRS e Uniritter Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7928

Palabras clave:

Escolaridade inicial. Latência. Sublimação. Aprendizagem. Conhecimento.

Resumen

Este texto apresenta elementos para reflexão sobre a saída da criança de casa e a sua entrada na escola, passagem que indica a primeira grande ruptura da família para ingresso num grupo mais amplo de pessoas com as quais se identificará. Neste estudo são apresentadas idéias sobre o desenvolvimento da criança na escolaridade inicial, sobre a sexualidade e as atividades sublimatórias traduzidas na pulsão de saber, fundamentadas nas teorias de Freud, Lacan, Aulagnier e Winnicott. Um espaço é dedicado às narrativas infantis, especialmente em relação ao papel que desempenham na revisão dos conflitos vivenciados pela criança na sua infância inicial. São apresentados os elementos teóricos e conceituais que explicam as aquisições iniciais da criança, permitindo-lhe o seu ingresso nas regras e modos de relação próprios da cultura escolar. O apoio dos adultos, pais e cuidadores é indicado como fator necessário nesta fase do processo evolutivo.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

A criança de escolaridade inicial. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 83–98, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7928. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7928. Acesso em: 15 oct. 2025.