Entendimento de professores universitários sobre o seu fazer: ensino como atividade preponderante e extensão como atividade ainda periférica

Autores/as

  • Cátia Maria Nehring Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) Autor/a
  • Isabel Koltermann Battisti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) Autor/a
  • Marta Cristina Cezar Pozzobon Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v25i3.8569

Palabras clave:

Atividades de ensino. Atividade de extensão. Princípio pedagógico da indissociabilidade. Professor universitário.

Resumen

As dimensões ensino, pesquisa e extensão são tratadas de diferentes formas a partir da natureza e da organização acadêmica das instituições de educação superior. A indissociabilidade entre elas possibilita o estabelecimento e o desenvolvimento do espírito científico universal. Esta escrita baseia-se em uma investigação que objetiva discutir a constituição do professor da educação superior e levanta as seguintes questões: qual relação os professores que atuam em universidades estabelecem entre suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão? Eles compreendem a indissociabilidade entre as três atividades como política de suas instituições? Qual é o papel atribuído à extensão a partir da perspectiva de que esta dimensão é um elemento de diálogo e aprendizagem entre universidade e sociedade? Os dados empíricos consideraram um questionário respondido por professores que atuam em universidades com jornada de trabalho de tempo integral. As análises organizaram-se a partir de duas unidades e consideram proposições apresentadas, especialmente, por Mazzilli (2011), Síveres (2011, 2013) e Dias e Ketzer (2007) e identificadas no documento “Plano nacional de graduação: um projeto em construção” (FORGRAD, 2004). De acordo com o levantamento, o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não está estabelecido, essa relação precisa ser construída como uma política institucional, e a atividade de extensão ainda é percebida como atividade periférica no fazer do professor universitário.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática (Geem).
  • Isabel Koltermann Battisti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
    Doutora em Educação nas Ciências pela Unijuí. Docente do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias na mesma instituição. Coordenadora de subprojeto na área de matemática do Pibid/Unijuí.
  • Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
    Doutora em Educação pela Unisinos. Professora adjunta nos cursos de Pedagogia e mestrado profissional em Educação na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão.

Publicado

2018-08-30

Cómo citar

Entendimento de professores universitários sobre o seu fazer: ensino como atividade preponderante e extensão como atividade ainda periférica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 647–664, 2018. DOI: 10.5335/rep.v25i3.8569. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/8569. Acesso em: 15 oct. 2025.