O currículo de ciências na perspectiva dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.11218

Palavras-chave:

Currrículo, Disciplina de Ciências, Professoers, Prática Escolar, São Paulo

Resumo

O artigo em tela tem como objeto de problematização o currículo da disciplina de ciências da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, elaborado por um grupo de especialistas definidos pela SEESP, sem a participação dos professores.  Apresentamos dados de pesquisa que apresentam a compreensão que os professores de ciências possuem do currículo oficial e como esse entendimento tem impactado em seu trabalho. Realizamos um conjunto de entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências, que tratou da experiência, percepção e compreensão que eles possuem do currículo e de como impactou a prática escolar.  As entrevistas foram analisadas por meio da articulação entre técnicas de pesquisa qualitativa e metodologia da análise de conteúdo. Os resultados dessa investigação indicam que a Currículo Oficial para a Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo desconsidera as peculiaridades dos contextos escolares, não disponibiliza recursos didáticos e infraestrutura adequada para que os professores realizem seu trabalho. Além disso, sua concepção, reduz os professores à meros reprodutores de um currículo construído sem a participação dos envolvidos diretamente no processo educativo da rede.

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Biografia do Autor

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Uninove

    Doutor em Educação PUC/SP. Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Uninove. Líder do Grupo de pesquisa em Política e Gestão Educacional. Coordenador da Linha de Pesquisa em Política Educacional.

  • Luciane da Silva Vicente, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    Mestre em Educação pelo PPGE-Uninove. Doutoranda em Educação no PPGE Uninove. Professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

O currículo de ciências na perspectiva dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 618–632, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.11218. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11218. Acesso em: 15 out. 2025.