Práticas colaborativas com o uso de artefatos: o Google Drive como estratégia para apropriação dos conceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.11230

Palavras-chave:

Formação conceitual, Mediação, Prática colaborativa, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo relata a experiência desenvolvida em uma disciplina do curso de pedagogia que tem como foco de sua ementa o planejamento de ensino. O objetivo foi compreender as percepções dos estudantes sobre a proposta de mediação centrada na participação colaborativa para aprender conceitos. Partindo da noção de colaboração como processo de ampliação da aprendizagem, a proposta analisou variáveis a partir dos objetivos, a fim de verificar como afetam o processo ensino-aprendizagem: Experiências significativas em seu processo formativo; Aprendizagem conceitual e o Instrumento Mediador. A metodologia utilizada foi a Qualitativa, tipo exploratória e descritiva, os dados foram coletados por meio de um questionário e foram analisados através da análise de conteúdo. Conforme resultados, identificou-se que os alunos valorizaram a oportunidade de planejar, aprender conceitos e construir conhecimentos de forma colaborativa, sentiram-se atuantes na disciplina, sendo que o instrumento mediador fomentou o aprender a aprender, possibilitando rever o erro e promover a aprendizagem. O uso do glossário elaborado com o Google Drive possibilitou o aprofundamento dos conceitos trabalhados na disciplina. Conclui-se que as atividades ampliaram o pensamento, a criticidade e o compartilhamento das ideias, surgindo novas formas de conceber a tecnologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edilaine Vagula, Univerisade Estadual de Londrina

    Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2004); possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1988). Atuou como docente na Educação à Distância na Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Arte da Universidade Estadual de Londrina.Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, formação de professores, educação à distância, Tecnologia, avaliação da aprendizagem e docência universitária. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) - Inep para realizar avaliações externas de Instituições de Educação Superior (IES) e dos cursos de graduação em Pedagogia. 

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Práticas colaborativas com o uso de artefatos: o Google Drive como estratégia para apropriação dos conceitos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 659–674, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.11230. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11230. Acesso em: 15 out. 2025.