Percursos escolares exitosos entre alunos de camadas populares: Socialização familiar e Trajetórias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i1.11366

Palavras-chave:

Educação, Socialização, Percursos Escolares, Trajetórias Sociais, Sucesso Escolar

Resumo

Investigam-se processos de socialização primária e secundária associados a percursos escolares exitosos entre alunos provenientes de camadas populares. Analisam-se casos bem sucedidos entre a geração escolar que ingressou no primeiro ano do ensino fundamental em 2006, em uma escola municipal no interior de Minas Gerais, sendo a primeira coorte submetida às leis de ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos, com ingresso aos seis anos de idade. Para aprofundar a análise, foram pesquisadas as histórias de vida de três alunos aprovados continuamente até a conclusão do ensino médio em 2017, representando exceções em meio a uma geração majoritariamente afetada por reprovações e evasões ao longo de seus percursos. Observou-se que processos de socialização primária (familiar) e secundária (extrafamiliar) podem se apresentar como elementos favoráveis, que se mostram associados a percursos escolares exitosos, corroborando a relevância de atitudes específicas dos adultos sobre as trajetórias sociais das gerações mais novas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Gomes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF). E-mail vadecastro@hotmail.com.

  • Fernando Tavares Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Produtividade CNPq. E-mail ftavares@caed.ufjf.br.

     

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Percursos escolares exitosos entre alunos de camadas populares: Socialização familiar e Trajetórias sociais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 121–143, 2021. DOI: 10.5335/rep.v28i1.11366. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11366. Acesso em: 15 out. 2025.