Arte e educação nas escolas do campo: do reconhecimento das tradições à releitura crítica do mundo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11443Palavras-chave:
Educação do Campo. Arte-Educação. Transformação Social.Resumo
Neste trabalho discutimos sobre os projetos de educação do campo construídos numa articulação com os movimentos sociais, associados à formação crítica dos educandos. Trata-se de uma educação que tem a realidade socio-histórica e cultural dos camponeses como ponto de partida no processo de produção do conhecimento e na compreensão crítica da realidade, associado ao desvelamento das relações políticas e culturais de dominação instituídas historicamente neste território. A partir dos estudos de Freire (1985, 2005), Boal (2005), Barbosa (2002) e Duarte Jr. (1981), destacamos as contribuições da arte-educação na construção de práticas educativas emancipadoras que favoreçam, por um lado, a imersão dos jovens no universo da cultura e das tradições locais, reafirmando identidades e pertencimentos, por outro, uma releitura crítica do mundo, evidenciando as riquezas das experiências e saberes produzidas pelos diferentes grupos sociais, assim como, as contradições e injustiças sociais que permeiam historicamente essa região.