A Pedagogia herbartiana e a sua inserção no cenário brasileiro: uma leitura histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12213

Palavras-chave:

Historiografia educacional brasileira. Pedagogia de Herbart. Instrução Educativa.

Resumo

Na historiografia educacional brasileira, não há uma unidade na análise sobre a pedagogia herbartiana. Ela já foi referenciada como uma perspectiva que deveria ser incorporada ao ensino, assim como já foi citada como exemplo de uma pedagogia conservadora e de um psicologismo e didatismo não recomendáveis. Entretanto, observando a complexidade do debate pedagógico presente nas obras de Herbart, este artigo apresenta como a sua pedagogia foi inserida no processo educacional brasileiro e aponta algumas das principais divergências nas análises em torno de sua pedagogia. Em seguida, destacando alguns elementos históricos do contexto vivenciado por ele, são expostos seus pressupostos pedagógicos. No caso, longe de pretender refutar as análises ou defender a aplicação da pedagogia herbartiana, objetiva-se mostrar a sua historicidade, ao passo em que busca expor a sua importância para se pensar a pedagogia. Por fim, destaca-se que a obra de Herbart é um documento extraordinário, o qual, lido para além de sua margem, é um testemunho da tomada de posição de um autor comprometido com o movimento da história. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geise kelly Alves de Morais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE), Campuis Cascavel.

  • Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UEM. Graduada em História pela UEM. Docente Associada e Pesquisadora do Mestrado e do Doutorado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação da Unioeste, campus de Cascavel, PR.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

A Pedagogia herbartiana e a sua inserção no cenário brasileiro: uma leitura histórica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 1016–1035, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12213. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12213. Acesso em: 16 out. 2025.