Complexidade e educação: a pedagogia de Herbart e seus conceitos próprios

Autores

  • Ignazio Volpicelli Università degli Studi di Roma “Tor Vergata” Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12238

Palavras-chave:

: Herbart; Educação; Ciência; Reflexão Filosófica.

Resumo

O presente artigo é fruto de revisão bibliográfica, de perspectiva hermenêutica e analítica. O autor busca reconstruir as reflexões de Johann Friedrich Herbart, sinalizando para como este pensador situa a pedagogia na complexa relação interna e externamente, com outras áreas e campos epistemológicos. Johann Friedrich Herbart pode ser considerado o pai da pedagogia acadêmica ao sistematizar e alçá-la ao campo epistêmico e de investigação. Para tanto exige a necessidade de a pedagogia ocupar-se com a formulação e construção de conceitos próprios que deem conta da especificidade de seu objeto. Porém, tal tarefa exige que a nascente pedagogia acadêmica se exercite no complexo diálogo com outros campos de saber, principalmente no exercício filosófico, evitando justamente a prática parasitária de importar conceitos de outros campos de saber.

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Biografia do Autor

  • Ignazio Volpicelli, Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”

    Professor Adjunto no departamento de História, Patrimônio Cultural, Formação e Sociedade da Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Complexidade e educação: a pedagogia de Herbart e seus conceitos próprios. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 877–904, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12238. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12238. Acesso em: 16 out. 2025.