Complexidade e educação: a pedagogia de Herbart e seus conceitos próprios
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12238Palavras-chave:
: Herbart; Educação; Ciência; Reflexão Filosófica.Resumo
O presente artigo é fruto de revisão bibliográfica, de perspectiva hermenêutica e analítica. O autor busca reconstruir as reflexões de Johann Friedrich Herbart, sinalizando para como este pensador situa a pedagogia na complexa relação interna e externamente, com outras áreas e campos epistemológicos. Johann Friedrich Herbart pode ser considerado o pai da pedagogia acadêmica ao sistematizar e alçá-la ao campo epistêmico e de investigação. Para tanto exige a necessidade de a pedagogia ocupar-se com a formulação e construção de conceitos próprios que deem conta da especificidade de seu objeto. Porém, tal tarefa exige que a nascente pedagogia acadêmica se exercite no complexo diálogo com outros campos de saber, principalmente no exercício filosófico, evitando justamente a prática parasitária de importar conceitos de outros campos de saber.