A Teoria da Aprendizagem Significativa em pesquisas na área de Ensino de Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.12999

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Revisão Sistemática da Literatura, Ensino de Ciências

Resumo

No presente trabalho o objetivo foi caracterizar como a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) tem sido utilizada em pesquisas brasileiras da área de Ensino de Ciências da Natureza. Para isso, adotamos como método de pesquisa a revisão sistemática da literatura. Como banco de dados para busca, utilizamos o portal de periódicos da Capes e como descritores “aprendizagem significativa”, “Ausubel” e “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa”. A partir da aplicação de uma série de filtros avançados de busca e, da consideração de uma série de critérios de inclusão e exclusão de artigos, analisamos um total de 16 trabalhos publicados que utilizavam a TAS como referencial teórico-metodológico. Desta análise, pudemos inferir que: a área de Ensino de Física corresponde aquela em que a teoria é mais empregada; apesar de em menor frequência, são encontrados trabalhos atuais que se baseiam na TAS; a Educação Básica corresponde ao nível de ensino em que mais se investiga as implicações da TAS, por meio de propostas de sequências de ensino; não encontramos trabalhos voltados para o Ensino Superior; enquanto instrumento de constituição de dados de pesquisa, temos que o mapa conceitual é o mais empregado; infere-se, na limitação da presente pesquisa, que poucas pesquisas da área em questão se fundamentam na TAS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

    Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Mestre em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (1995). Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1989). Professor associado IV (aposentado) do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Paola Gimenez Mateus, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Mestre em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2017).

  • Andressa Algayer da Silva Moretti

    Doutoranda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Bacharel em Engenharia Ambiental (2013) e Licenciada em Química (2019) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

A Teoria da Aprendizagem Significativa em pesquisas na área de Ensino de Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 444–468, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.12999. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12999. Acesso em: 15 out. 2025.