Aprendizagem significativa: uma teoria para a sala de aula e sua perspectiva paradigmática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13108Palavras-chave:
aprendizagem significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa.Resumo
Atualmente, no contexto educativo, a palavra de ordem é aprendizagem significativa ou aprendizagem com significado. É pouco provável que esse objetivo seja alcançado sem que a Teoria da Aprendizagem Significativa, que o subjaz, seja compreendida. A partir de seus fundamentos, documentos norteadores da educação brasileira, sequências didáticas e metodologias facilitadoras têm sido criadas e testadas por professores e educadores nos mais variados contextos de ensino e aprendizagem o que nos remete a considerar que aprendizagem significativa se constitui um paradigma. Esse artigo objetiva apresentar os principais construtos da Teoria e apontar a aproximação com os preceitos kuhnianos que a legitimam como um paradigma.
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Publicado
2022-11-25
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Artigos
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Como Citar
Aprendizagem significativa: uma teoria para a sala de aula e sua perspectiva paradigmática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 417–443, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13108. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13108. Acesso em: 16 out. 2025.