Aprendizagem significativa: uma teoria para a sala de aula e sua perspectiva paradigmática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13108

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, Teoria da Aprendizagem Significativa.

Resumo

Atualmente, no contexto educativo, a palavra de ordem é aprendizagem significativa ou aprendizagem com significado. É pouco provável que esse objetivo seja alcançado sem que a Teoria da Aprendizagem Significativa, que o subjaz, seja compreendida. A partir de seus fundamentos, documentos norteadores da educação brasileira, sequências didáticas e metodologias facilitadoras têm sido criadas e testadas por professores e educadores nos mais variados contextos de ensino e aprendizagem o que nos remete a considerar que aprendizagem significativa se constitui um paradigma. Esse artigo objetiva apresentar os principais construtos da Teoria e apontar a aproximação com os preceitos kuhnianos que a legitimam como um paradigma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Física (UFMT-1985), Licenciatura em Física (UFMT-1994), Mestrado em Educação com ênfase em Ensino de Física (UFMT-1997) e Doutorado em Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física Contemporânea (2006), pela Universidad de Burgos (Espanha). Realizou estágio pós-doutoral em Modelagem de Sistemas Complexos pela Université Libre de Bruxelles (Bélgica, 2013), participando do grupo de pesquisa fundado pelo Professor Ilya Prigogine. É Professora Associada do Instituto de Física da UFMT

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Aprendizagem significativa: uma teoria para a sala de aula e sua perspectiva paradigmática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 417–443, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13108. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13108. Acesso em: 16 out. 2025.