Contribuições da sala de aula invertida para a promoção de subsunçores de energia mecânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13184

Palavras-chave:

Ensino Híbrido; Metodologias Ativas; Energia Mecânica; Unidade de Ensino

Resumo

Neste artigo, discutem-se os resultados de um estudo que objetivou analisar as contribuições da Sala de Aula Invertida (SAI) para abordar conceitos de Energia Mecânica (EM), por um viés da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), realizado em 2018 e 2019, com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, numa escola pública federal do Rio Grande do Sul. Duas Unidades de Ensino foram organizadas a fim de verificar indícios de aprendizagem significativa acerca de EM: uma seguindo os pressupostos da SAI (grupo experimental - GE), planejada na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) e outra organizada com a metodologia expositiva (grupo controle – GC). Numa abordagem quali-quanti, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: pré-teste, pós-teste, diário de campo, material de aula dos estudantes, registros de áudio, imagem e das interações com o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Utilizou-se as cinco etapas de Moraes (1999) para a análise de conteúdo e o teste estatístico t-Student para a análise quantitativa. Os resultados indicaram significativa evolução conceitual dos estudantes do GE em relação aos do GC e a SAI, organizada de acordo com os TMP, contribuiu para a promoção de subsunçores sobre conceitos de EM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Monteiro Deponti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Licenciada em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Especialista em Física para a Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN). Atualmente é docente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari-RS e atua na área de Física e ensino de Física. 

  • Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana - UFN

    Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS), Especialização em Psicologia (UESP), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradigma Ontopsicológico (AMF), Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFN), Especialização em Ensino de Matemática (UFN) e graduação em Matemática (UFN). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Franciscana (UFN) e atua como membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT - Doutorado e Mestrado).

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Contribuições da sala de aula invertida para a promoção de subsunçores de energia mecânica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 556–574, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13184. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13184. Acesso em: 15 out. 2025.