Notação numérica em crianças de quatro e cincos anos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v4i1.14529Palabras clave:
EducaçãoResumen
Este artigo traz uma pesquisa que revela como se dá a construção do número em crianças de quatro e cinco anos que freqüentam classes de educação infantil de uma escola pública de Passo Fundo. Baseado nos pressupostos teóricos do construtivismo piagetiano, resgata, primeiramente, a história da invenção dos algarismos e, logo em seguida, traz algumas pesquisas sobre a notação numérica, as quais mostram como as crianças se aproximam do sistema de numeração convencional. A metodologia empregada foi o método clínico, no qual as crianças representam notacionalmente coleções de objetos. Conclui-se o artigo com algumas implicações psicopedagógicas para os profissionais da educação que ensejam aprendizagens significativas.
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Publicado
2023-04-03
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Artigos
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Cómo citar
Notação numérica em crianças de quatro e cincos anos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 191–203, 2023. DOI: 10.5335/rep.v4i1.14529. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14529. Acesso em: 16 oct. 2025.