Educação em tempos de globalização
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14534Palavras-chave:
EducaçãoResumo
A partir dos recentes processos de mudança em rúvel mundial, especialmente após a queda do muro de Berlim, em 1989,alguns termos passaram a ter uma grande circulação. Mundialização, internacionalização da economia, sociedade mundial, globalização são empregados constantemente, embora nem sempre assumam o mesmo significado, dependendo do autor ou do contexto em que são utilizados. Não sendo, portanto, termos unívocos, convém defini-los adequadamente antes de servirmo-nos deles. Importa desvendar quais os efeitos e que medidas concretizam o projeto de globalização nos diversos campos e, especialmente, nas denominadas políticas sociais. No presente trabalho, pretende-se oferecer, embora de maneira sintética, uma primeira abordagem do que é globalização; num segundo momento, examinar suas causas e, numa terceira etapa, abordar as características do fenômeno, objetivando, posteriormente, estabelecer as relações com o mundo da educação.