Relação teoria - prática na intervenção pedagógica: uma discussão embasada na filosofia da educação

Autores/as

  • Irani Rupolo Faculdades Franciscanas de Santa Maria – RS Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v5i1.14536

Palabras clave:

Educação

Resumen

A educação, atividade eminentemente humana, deve fundamentar-se no posicionamento consciente do educador. A prática educativa alcança seus fins se, partindo da reflexão da realidade, acata o desafio de conectar teoria-prática, ou seja, vincular a experiência profissional ao conhecimento científico embasado nas ciências da educação, em especial à filosofia da educação. Essa tem sua relevância ao contribuir para o esclarecimento dos fins da educação, indicadores de disposições que podem recuperar o sentido dos valores, questão fundamental da educação. A relação teoria-prática constitui uma questão fundamental na pedagogia. Em sua evolução no fazer e no pensar a educação, a trajetória humana esteve continuamente polarizada na discussão teórico-prática dos paradigmas filosóficos educacionais. No interior da experiência humana vinculada à realidade social, engendrou-se o processo de elaboração dos costumes, da cultura e da educação, posteriormente sistematizada pelas ciências sociais. Falar em educação envolve, indissociavelmente, falar em realidade social. É propósito deste estudo situar a realidade educativa no contexto social e, com base na reflexão fundamentada na filosofia da educação, propor saídas que respondam aos desafios dados pela realidade, pelo entrelaçamento teórico-prático na intervenção pedagógica.

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Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Relação teoria - prática na intervenção pedagógica: uma discussão embasada na filosofia da educação. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 57–70, 2023. DOI: 10.5335/rep.v5i1.14536. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14536. Acesso em: 16 oct. 2025.

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