Analisando o uso de estratégias metacognitivas em alunos com TEA:

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14697

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Estratégias de ensino, Educação Especial

Resumo

O artigo descreve um estudo de caso sobre eventuais impactos da utilização de certas estratégias de ensino em aulas de ciências para alunos com TEA. Com abordagem qualitativa, do tipo observação participante. Atividades de leitura e compreensão de textos realizadas por três estudantes diagnosticados com TEA, na faixa etária de quatorze a dezessete anos, de um centro de atendimento educacional especializado. Gravações das aulas em vídeo e registros escritos, elaborados pelos alunos, foram submetidos à análise de conteúdo, utilizando a estrutura de codificação de habilidades metacognitivas proposta em pesquisas recentes sobre o assunto. Os resultados sugerem que é viável e promissor fazer uso de estratégias de ensino-aprendizagem de natureza metacognitiva em atividades educativas para alunos com TEA, uma vez que tal prática parece contribuir para o estabelecimento de um ambiente favorável à dialogicidade e motivar os estudantes a adquirir e fazer uso de diferentes habilidades metacognitivas.

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Biografia do Autor

  • Rochelle da Silva Batista, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

    Mestre em Docência em Ciências e Matemáticas (UFPA), Professora da APAE/Belém.

  • Jesus Cardoso Brabo, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Ensino de Ciências (Universidad de Burgos/Espanha), Professor Associado do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Editor da Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Analisando o uso de estratégias metacognitivas em alunos com TEA:: um estudo exploratório. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14697, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14697. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14697. Acesso em: 16 out. 2025.