Identidade, emancipação e formação ética no contexto escolar. Ou, por que a escola é insubstituível no século XXI?
Entrevista com José Sérgio de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.15979Palavras-chave:
Jose Sergio de Carvalho, escolarização, emancipação, formação éticaResumo
O objetivo desta entrevista é apresentar as reflexões do professor José Sérgio de Carvalho sobre o papel da escola na educação do século XXI, em um contexto no qual as mudanças sociais provocadas pela revolução digital suscitam um amplo debate sobre a função, a estruturação e até mesmo a necessidade da instituição escolar. Professor titular de Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo, José Sérgio de Carvalho afirma que o que faz da escola uma instituição absolutamente necessária e insubstituível não é tanto a aprendizagem — que pode se dar em outros ambientes — quanto outros atributos formativos que nem a família nem a sociedade são capazes de proporcionar. Para ele, a escolarização dá aos sujeitos, entre outras coisas, a oportunidade de ampliar seu campo de possibilidades para a constituição de si e inserção ética no mundo, bem como de emancipar-se de determinantes sociais e familiares.
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