Identidade, emancipação e formação ética no contexto escolar. Ou, por que a escola é insubstituível no século XXI?

Entrevista com José Sérgio de Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.15979

Palavras-chave:

Jose Sergio de Carvalho, escolarização, emancipação, formação ética

Resumo

O objetivo desta entrevista é apresentar as reflexões do professor José Sérgio de Carvalho sobre o papel da escola na educação do século XXI, em um contexto no qual as mudanças sociais provocadas pela revolução digital suscitam um amplo debate sobre a função, a estruturação e até mesmo a necessidade da instituição escolar. Professor titular de Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo, José Sérgio de Carvalho afirma que o que faz da escola uma instituição absolutamente necessária e insubstituível não é tanto a aprendizagem — que pode se dar em outros ambientes — quanto outros atributos formativos que nem a família nem a sociedade são capazes de proporcionar. Para ele, a escolarização dá aos sujeitos, entre outras coisas, a oportunidade de ampliar seu campo de possibilidades para a constituição de si e inserção ética no mundo, bem como de emancipar-se de determinantes sociais e familiares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marco Antonio Morgado da Silva, Universidade de São Paulo

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor na mesma instituição e pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Novas Arquitetúras Pedagógicas (NAP) da USP. 

Downloads

Publicado

2025-04-08

Edição

Seção

Diálogo com educadores

Como Citar

Identidade, emancipação e formação ética no contexto escolar. Ou, por que a escola é insubstituível no século XXI? : Entrevista com José Sérgio de Carvalho . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e15979, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.15979. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15979. Acesso em: 15 out. 2025.