Concepções de Infância e de Educação Infantil presentes no PNLD 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16141

Palavras-chave:

PNLD, Concepções, Educação Infantil

Resumo

Este artigo objetiva apresentar alguns resultados de uma pesquisa que teve como problemática investigar as concepções sobre infâncias e Educação Infantil que circulam nos Livros Didáticos para a Educação Infantil a partir do Edital do PNLD n. 02/2020. A pesquisa foi desenvolvida através de uma metodologia qualitativa documental, inspirada em Michel Foucault, especialmente no conceito de governamento biopolítico, que foi utilizado como ferramenta analítica. O corpus analítico foi composto pela obra didática “Desafios Educação Infantil Pré-escola I”, volumes I e II, da Editora Moderna, e o enfoque recaiu sobre os manuais dos(as) professores(as). Os resultados apontaram a forte padronização nos livros didáticos e a limitação do protagonismo tanto dos(as) professores(as) quanto das crianças, reverberando nas concepções de Educação Infantil e produzindo efeitos na conduta do fazer docente. 

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Biografia do Autor

  • Aliciane Hartwig Zarnott, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora de Educação Infantil na rede municipal de Educação do município do Rio Grande - RS.  Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/FURG/CNPq).

  • Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU/FURG. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG/CNPq. 

  • Ana do Carmo Goulart Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/FURG).

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Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Concepções de Infância e de Educação Infantil presentes no PNLD 2022. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16141, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16141. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16141. Acesso em: 15 out. 2025.