Dispositivos e mobilização criativa em aulas de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16726

Palavras-chave:

criatividade, dispositivo, biologia do conhecer, cartografia, invenção de mundos

Resumo

Este trabalho apresenta os primeiros achados de uma pesquisa-intervenção em aulas de ciências do ensino fundamental de uma escola pública municipal brasileira cujo objetivo foi identificar o campo problemático e proporcionar seu realinhamento criando condições para imaginação e criatividade a partir do dispositivo central “um planeta para bem viver”. A pesquisa foi orientada pela biologia do conhecer, pelo método da cartografia e pela metodologia pedagógica de invenção de mundos, adotando a análise temática para explorar os processos emergentes de criação e subjetivação dos alunos. Os resultados indicam que as intervenções da professora reorganizaram o campo pedagógico, mobilizando o engajamento dos alunos, criando as bases emocionais e organizacionais para o trabalho criativo. O método cartográfico permitiu acompanhar fluxos e linhas de fuga, evidenciando o papel transformador dos dispositivos pedagógicos. Concluímos que a preparação cuidadosa do campo foi essencial para a emergência da criatividade, ressaltando a importância da articulação teórica.

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Biografia do Autor

  • Cármen Cilene Lacerda Moreira, Universidade Federal do Pampa

    Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa. Professora, Prefeitura Municipal de Ensino de Bagé, Secretaria Municipal de Educação, Bagé, RS, Brasil.

  • Vania Elisabeth Barlette, Universidade Federal do Pampa

    Doutora em Física. Professora Associada, Membro Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.

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Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Dispositivos e mobilização criativa em aulas de ciências. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16726, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16726. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16726. Acesso em: 15 out. 2025.