Computação desplugada para o desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo com professores do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16909

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Pensamento Computacional, Computação Desplugada

Resumo

Em um mundo marcado pela conectividade, a inclusão do pensamento computacional (PC) por meio da computação desplugada (CD) nas propostas pedagógicas pode tornar o aprendizado ainda mais eficaz. A presente pesquisa analisou possibilidades e limitações do uso da CD no desenvolvimento do PC por professores do Ensino Médio Integrado do Distrito Federal. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-analítico, em que para a coleta de dados, valeu-se de entrevistas e questionários com base em seis dimensões. Os resultados apontaram: ampla diversidade nas formações e presença expressiva de profissionais em estágios iniciais da carreira; percepções heterogêneas sobre a CD; o reconhecimento da abordagem como ferramenta valiosa para democratização do ensino; metade dos pesquisados já utilizou a CD em suas atividades; a existência de diversas limitações institucionais, materiais e de formação e, no âmbito da educação profissional, eficácia ao tornar o aprendizado mais dinâmico, mas ainda enfrenta resistências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lídia dos Santos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

    Graduação em Pedagogia pela Faculdade JK de Brasília, Especialista em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes, Especialista em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Professora Efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação com ênfase em alfabetização e tecnologias.

  • Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

    Diretor de Desenvolvimento de Ensino da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíla (IFB). Professor na mesma Instituição, atua junto aos cursos de Licenciatura em Matemática; Especialização em Matemática, Educação e Tecnologias; e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Em 2023, recebeu os prêmios Pierluigi Piazzi (Associação Mensa Brasil) e Paulo Freire de Educação (CLDF). É segundo líder do grupo PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (UnB); e Secretário Regional Centro-Oeste da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).Graduado em Matemática pela Faculdade Santa Terezinha (Fast/2008); Especialista em Educação Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/2010); Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal de Piauí (IFPI/2022); e Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/2014 e 2019) - eixo de interesse: Educação Matemática, Avaliação e Criatividade. Possui ainda MBA em Matemática Empresarial e Inteligência Organizacional e MBA em Estatística Industrial, Lean Manufacturing e Gestão da Qualidade 4.0, ambas pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2023). Dentre suas principais produções, é autor do livro 'Matemática das Coisas ou Coisas da Matemática'; co-autor dos livros 'Pulando para fora da caixa: ampliando o pensamento crítico e criativo em matemática'; 'Estimulando a Criatividade, Motivação e Desempenho em Matemática: uma proposta para a sala de aula' e 'Criatividade em Matemática: conceitos, metodologias e avaliação'; e co-organizador do livro 'Criatividade em matemática: lições da pesquisa'. Além disso, foi idealizador e coordena os projetos de extensão 'Biblioteca Virtual de Pesquisas em Pensamento Crítico e Criativo em Matemática' e 'Matemática das Coisas'. Tem experiência em Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: 'criatividade em matemática', 'pensamento crítico e criativo em matemática', 'criatividade e aprendizagem' e 'resolução de problemas'.

Downloads

Publicado

2025-11-01

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

Computação desplugada para o desenvolvimento do pensamento computacional: um estudo com professores do Distrito Federal. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16909, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16909. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16909. Acesso em: 30 nov. 2025.