A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal Fronteira Sul Autor
  • Leandro Raizer Autor
  • Mauro Meirelles Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2029

Palavras-chave:

Democratização do ensino superior. Inclusão social. Pedagogia emancipatória.

Resumo

O surgimento do movimento dos denominados “pré-vestibulares populares” está associado à desigualdade de acesso ao ensino superior brasileiro, particularmente aos pobres e afro-descendentes. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior abre um debate sobre o próprio sistema de ensino, pois sua progressiva universalização ainda contrasta com a qualidade do ensino ofertado à juventude brasileira. Este artigo procura discutir o papel dos cursinhos populares de Porto Alegre na inclusão de segmentos sociais historicamente excluídos dos bancos universitários, na interface teórica entre a Sociologia e a Pedagogia, buscando alternativas teóricas e práticas para a construção de um ambiente educacional que fomente o crescimento econômico e tecnológico do país com justiça social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal Fronteira Sul
    Sociólogo, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professor Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.
  • Leandro Raizer
    Sociólogo, doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Université de Montréal. Bolsista Capes.
  • Mauro Meirelles
    Sociólogo, doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2012-01-27

Como Citar

A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2029. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2029. Acesso em: 16 out. 2025.