Professoras de educação infantil: experiências, vivências e significações musicais

Autores

  • Adriane Leandra Bünchen Autor
  • Graciela Ormezzano Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2067

Palavras-chave:

Música. Educação infantil. Professora.

Resumo

A educação infantil tem na música uma grande aliada, pois faz parte do seu cotidiano. O objetivo deste trabalho foi realizar uma composição, numa apologia à música, pois este é o tema das experiências vivenciadas pelas pesquisadas, buscando contribuir para a compreensão da vivência musical das professoras da educação infantil no decorrer de seu ciclo vital, envolvendo as áreas pessoal e profissional. A metodologia escolhida foi de cunho fenomenológico e relata as essências encontradas nas entrevistas: música na infância, mídia, cotidiano escolar e musicalização e importância da música na vida. O relato das essências demonstrou que todas as entrevistadas possuem vivências musicais, algumas com consciência do fato, outras não, estas vindo a tê-la durante o processo. Observou-se o desejo de uma capacitação adequada para que as profissionais possam trabalhar a música com seus alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriane Leandra Bünchen
    Mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Graciela Ormezzano, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2012-01-27

Como Citar

Professoras de educação infantil: experiências, vivências e significações musicais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 18, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2067. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2067. Acesso em: 16 out. 2025.