Pensamento e linguagem: cultura e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.2213Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem. Linguagem. Escola. Sujeito sócio-histórico-cultural.Resumo
O trabalho trata da relação pensamento–linguagem – dificuldades de aprendizagem, dando destaque aos aspectos culturais, que centralizam a discussão. Para tanto, recorre principalmente a Vygotsky (1991, 1993), que aborda pensamento e linguagem, e a Soares (1997), que traz a questão da linguagem para o contexto escolar, relacionando-a ao fracasso escolar. Para Vygotsky, a relação pensamento/linguagem não é estática, mas está em constante modificação a partir da interação social. O autor destaca que existem diferentes linguagens relacionadas a grupos sociais e culturas específicas, não afirmando que algumas fossem melhores que outras. A diversidade na escola é algo que a caracteriza, mas, frequentemente, ignora-se tal fato: a diferença se transforma em deficiência, dificuldade que está no aluno. No texto busco perceber as dificuldades de aprendizagem não centradas no aluno, mas sim no processo– processo que envolve a interação professor-aluno, a “bagagem cultural”e a história de ambos, o meio social da criança e da escola e o quê e como se pretende “ensinar”. A característica de “ser aprendente” é típica do ser humano, sujeito sócio-histórico-cultural.Downloads
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Publicado
2012-01-27
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Pensamento e linguagem: cultura e aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2213. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2213. Acesso em: 16 out. 2025.