Pensamento e linguagem: cultura e aprendizagem

Authors

  • Adriane Cenci Universidade Federal de Santa Maria Author
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2213

Keywords:

Dificuldades de aprendizagem. Linguagem. Escola. Sujeito sócio-histórico-cultural.

Abstract

O trabalho trata da relação pensamento–linguagem – dificuldades de aprendizagem, dando destaque aos aspectos culturais, que centralizam a discussão. Para tanto, recorre principalmente a Vygotsky (1991, 1993), que aborda pensamento e linguagem, e a Soares (1997), que traz a questão da linguagem para o contexto escolar, relacionando-a ao fracasso escolar. Para Vygotsky, a relação pensamento/linguagem não é estática, mas está em constante modificação a partir da interação social. O autor destaca que existem diferentes linguagens relacionadas a grupos sociais e culturas específicas, não afirmando que algumas fossem melhores que outras. A diversidade na escola é algo que a caracteriza, mas, frequentemente, ignora-se tal fato: a diferença se transforma em deficiência, dificuldade que está no aluno. No texto busco perceber as dificuldades de aprendizagem não centradas no aluno, mas sim no processo– processo que envolve a interação professor-aluno, a “bagagem cultural”e a história de ambos, o meio social da criança e da escola e o quê e como se pretende “ensinar”. A característica de “ser aprendente” é típica do ser humano, sujeito sócio-histórico-cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Adriane Cenci, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM

Published

2012-01-27

How to Cite

Pensamento e linguagem: cultura e aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 16, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2213. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2213. Acesso em: 16 oct. 2025.