Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3507Palavras-chave:
Sistema de numeração decimal. Registros de representação semiótica. Representação versus conceitualização.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que se voltou para reflexões sobre a organização do processo de ensino e aprendizagem da estrutura do sistema de numeração decimal presente nos registros de representação do número, expressos tanto por um numeral arábico quanto por uma palavra. Busca-se compreender a atribuição de significação para as reservas em operações (vai um, empresta um) e a identificação do valor relativo dos algarismos da representação arábica, que depende da posição ocupada pelo algarismo no numeral. Procura-se, ainda, estudar a conexão entre os algarismos como grupos de potências de dez, de acordo com a posição no numeral, e os sufixos e prefixos, também, como grupos de potências de dez na palavra. Este trabalho encontra sustentação na noção de não congruência semântica e nas operações de tratamento e conversão no âmbito da teoria dos registros de representação semiótica, desenvolvida por R. Duval.Downloads
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Publicado
2013-10-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3507. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3507. Acesso em: 15 out. 2025.