Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica

Autores

  • Celia Finck Brandt Universidade Estadual de Ponta Grossa Autor
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3507

Palavras-chave:

Sistema de numeração decimal. Registros de representação semiótica. Representação versus conceitualização.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que se voltou para reflexões sobre a organização do processo de ensino e aprendizagem da estrutura do sistema de numeração decimal presente nos registros de representação do número, expressos tanto por um numeral arábico quanto por uma palavra. Busca-se compreender a atribuição de significação para as reservas em operações (vai um, empresta um) e a identificação do valor relativo dos algarismos da representação arábica, que depende da posição ocupada pelo algarismo no numeral. Procura-se, ainda, estudar a conexão entre os algarismos como grupos de potências de dez, de acordo com a posição no numeral, e os sufixos e prefixos, também, como grupos de potências de dez na palavra. Este trabalho encontra sustentação na noção de não congruência semântica e nas operações de tratamento e conversão no âmbito da teoria dos registros de representação semiótica, desenvolvida por R. Duval.

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Biografia do Autor

  • Celia Finck Brandt, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina.
    Professor do PPGECT, da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2013-10-04

Como Citar

Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3507. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3507. Acesso em: 15 out. 2025.