Manuais de história da educação: da produção de conhecimento à disseminação de saberes escolares (1990-2009)

Autores

  • Maria Lourdes Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3560

Palavras-chave:

História da educação. Paulo Ghiraldelli Jr. Historiografia.

Resumo

Este trabalho problematiza a reiterada publicação de um manual de história da educação brasileiro. Para tanto, coteja-se a primeira edição (1990), intitulada História da educação, com a recente versão, reeditada pela quarta vez em 2009, publicada sob o título História da educação brasileira, de Paulo Ghiraldelli Jr. O recorte temporal observa exercício historiográfico dos dois momentos editoriais, os quais se constituem nos documentos acerca do debate sobre a prevalência dos saberes em disputa no campo da história da educação. Objetiva-se refletir sobre as seguintes questões, à luz dos endereçamentos para essa produção e das suas condições específicas de escrita/reescrita: a malha institucional onde se inscreveu/inscreve, o campo de saberes que legitima, o apagamento das representações em disputa e os significados da circulação dessa obra para o campo da história da educação.

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Biografia do Autor

  • Maria Lourdes Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, área de História da Educação.

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Publicado

2013-10-11

Como Citar

Manuais de história da educação: da produção de conhecimento à disseminação de saberes escolares (1990-2009). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 2, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3560. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3560. Acesso em: 15 out. 2025.