O ensino de metodologia de pesquisa na visão de alunos de Ciências Sociais e de Ciência Política

Autores

  • Bianca de Freitas Linhares Universidade Federal de Pelotas. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3878

Palavras-chave:

Ensino. Pesquisa. Metodologia. Corpo discente. UFRGS.

Resumo

Neste artigo, são apresentados dados resultantes da pesquisa Metodologia de Pesquisa: bases, técnicas e complementação dos protocolos quantitativo e qualitativo de conhecimento, desenvolvida no âmbito de bolsa de pós-doutorado Reuni, realizado entre 2011 e 2012 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa objetivou proceder a um diagnóstico sobre o ensino de metodologia de pesquisa entre alunos da pós-graduação em Ciência Política, bem como entre recém-egressos do curso de graduação em Ciências Sociais da instituição. Utilizando metodologia quantitativa, foi aplicado um survey junto aos discentes, entre os meses de janeiro e junho de 2012, buscando conhecer sua percepção sobre o tema analisado. A amostra foi selecionada em três estágios, tendo sido os dois primeiros por cotas e o terceiro por conveniência, totalizando cinquenta questionários. A pesquisa mostrou a necessidade de tratar de forma mais sistemática o ensino de metodologia, principalmente a metodologia quantitativa, junto ao corpo discente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca de Freitas Linhares, Universidade Federal de Pelotas.
    Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora do Departamento de Sociologia e Política e do PPG em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas(UFPel).

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

O ensino de metodologia de pesquisa na visão de alunos de Ciências Sociais e de Ciência Política. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3878. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3878. Acesso em: 16 out. 2025.