Vozes, sonoridades e percepções: fragmentos do cotidiano musical de professores da escola de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i1.6360Palabras clave:
Cotidiano escolar. Formação continuada. Professores da educação básica. Repertório musical.Resumen
Este trabalho apresenta algumas teorias do cotidiano que vão subsidiar as análises das falas e escolhas musicais de um grupo de professores de escolas de educação básica durante um curso de formação continuada em música, no qual eles organizaram repertórios musicais para trabalhar com seus alunos, além de repertórios das orquestras participantes do Programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo. Traz também falas e percepções do grupo de professores e alunos que foram captadas na atividade de Roda de conversa, após assistirem aos eventos didáticos. Nas análises dos repertórios selecionados, destaca-se um ecletismo com estilos, compositores e músicas diversas, assim como um conjunto de justificativas que sustentam as escolhas de cada grupo. Tanto a seleção de repertório quanto os excertos das rodas de conversas musicais dialogam com autores das teorias do cotidiano, como Souza, Ferraço e Pais, em interlocução com os aspectos culturais do cotidiano escolar.Descargas
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Publicado
2016-09-07
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Artigos
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Vozes, sonoridades e percepções: fragmentos do cotidiano musical de professores da escola de educação básica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i1.6360. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6360. Acesso em: 15 oct. 2025.