Educação, pesquisa e consciência epistemológica: uma breve reflexão em torno ao pensamento de Popper e Boaventura Santos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v23i2.6538Palavras-chave:
Boaventura. Ciência. Educação. Pesquisa. Popper.Resumo
Este artigo busca apresentar, ainda que de modo sucinto, a relação entre a educação, a pesquisa e a consciência epistemológica, tendo como aporte as ideias de Karl Popper e de Boaventura de Sousa Santos. Augura-se evidenciar caminhos na perspectiva de provocar uma reflexão para novas práticas educativas a partir de contribuições no campo epistemológico e educacional. Discute-se a construção e a importância da pesquisa na educação como projeto educativo emancipatório, focalizando a busca por uma emancipação do indivíduo por meio da pesquisa e da educação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-11-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Educação, pesquisa e consciência epistemológica: uma breve reflexão em torno ao pensamento de Popper e Boaventura Santos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.5335/rep.v23i2.6538. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/6538. Acesso em: 15 out. 2025.