Educação ético-estética: interfaces entre arte e filosofia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v15i2.7471Palavras-chave:
Educação ético-estética. Filosofia. Arte. Valores humanos.Resumo
O texto trata da significação dos participantes de uma oficina de educação em valores humanos e apresenta pontos de encontro entre a proposta de Sathya Sai e os conteúdos de filosofia que foram adequados à cultura dos educandos selecionados para a pesquisa. Os objetivos da investigação foram: desvelar o significado da oficina de educação em valores humanos com alunos do 1º ano do ensino médio; promover vivências com os educandos utilizando estratégias de educação estética; tentar compreender o processo educativo pela leitura dos textos iconográficos produzidos pelos participantes. Esta investigação, norteada pelos paradigmas simbiossinérgico e inventivo (BERTRAND; VALOIS, 1994), traz algumas reflexões sobre a educação em valores humanos, que tem como base teórica e vivencial a abordagem de Sathya Sai Baba (2008). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 32 educandos, de ambos os sexos, de 13 a 15 anos, desenvolvida numa escola particular da cidade de Fraiburgo - SC. O instrumento utilizado foi a entrevista iconográfica, em que se formulou uma única pergunta-chave, respondida por meio de desenhos. Essas imagens foram consideradas textos iconográficos. É possível compreender as informações obtidas pela leitura transtextual de imagens (ORMEZZANO, 2001). Foram encontradas três sínteses iconológicas, mas o artigo está focado numa delas, sobre educação ético-estética. Pode-se afirmar que é possível educar em valores humanos por meio de processos estéticos, com base na metodologia pedagógica escolhida, e que se perceberam algumas mudanças de atitude no grupo, assim como uma ampliação do sentido dos valores para os entrevistados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-10-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Educação ético-estética: interfaces entre arte e filosofia no ensino médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.5335/rep.v15i2.7471. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7471. Acesso em: 16 out. 2025.