A disciplina língua inglesa na escola Maria Constança Barros Machado e a prática de seus professores (1955-2005)

Autores/as

  • Marta Banducci Rahe Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7664

Palabras clave:

Cultura escolar. Cultura docente. Disciplina língua inglesa. Livro didático

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir a presença da disciplina língua inglesa numa escola pública, Escola Maria Constança Barros Machado, localizada em Campo Grande - MS. A escola foi escolhida como lócus desta pesquisa por ser o primeiro ginásio público da cidade e ter, ao longo de sua história, possibilitado em seu espaço físico e simbólico a produção e reprodução de conhecimentos esperados pela sociedade campo-grandense e por ser a disciplina língua inglesa parte de seu currículo desde a sua fundação em 1939. As investigações centraram-se nas práticas cotidianas de quatro professores no período de 1955 a 2005 e na cultura docente, examinados por meio de entrevistas, depoimentos dos docentes, investigações nos arquivos e documentos da escola. Entre outros aspectos, verificou-se a formação do quadro de professores, a disciplina língua inglesa no contexto escolar e o papel do livro didático nas atividades cotidianas de sala de aula. Para a condução da pesquisa autores como Pérez-Gómez, Julia, Gatti Jr. e Bourdieu alicerçaram as bases deste trabalho empírico.

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

A disciplina língua inglesa na escola Maria Constança Barros Machado e a prática de seus professores (1955-2005). Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7664. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7664. Acesso em: 16 oct. 2025.