A presença da cultura e do dialeto ucraniano na aquisição de leitura por crianças bilíngües
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v14i1.7666Palavras-chave:
Bilíngüe. Aquisição de leitura. Oralidade. Cultura. Ucraniano.Resumo
O estudo tem por objetivo focalizar e descrever situações decorrentes do bilingüismo na aprendizagem da leitura de crianças na fase inicial de alfabetização, numa escola rural situada no município de Prudentópolis, Paraná. Nesta comunidade existem muitas famílias bilíngües que mantêm viva a herança cultural adquirida de seus antepassados, os quais no seu cotidiano fazem uso das duas línguas, a portuguesa e a ucraniana, adequando-as às suas necessidades de fala. No desenvolvimento do estudo foram envolvidos dez sujeitos, entre pais e alunos da escola, filhos de imigrantes ucranianos que vivem no interior da comunidade e que cultivam a língua materna, mas não deixam de aprender falar a “língua oficial” como eles a denominam, ou seja, a língua portuguesa. Mas no relacionamento familiar predomina a língua materna, com suas interferências no contexto escolar para a aquisição da leitura. O tema da pesquisa originou-se das práticas de sala de aula e das dificuldades na aquisição de leitura pelas crianças bilíngües. Assim, buscaramse conhecimentos e possibilidades de um desenvolvimento harmonioso, socioafetivo e intelectual das crianças, promovendo uma caminhada na leitura e também na escrita para o desvelamento de que o fato de ser uma criança bilíngüe não a impede de ser uma criança leitora e escritora, pelo contrário, aumenta ainda mais o seu potencial.Downloads
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Publicado
2017-12-19
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A presença da cultura e do dialeto ucraniano na aquisição de leitura por crianças bilíngües. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5335/rep.v14i1.7666. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7666. Acesso em: 16 out. 2025.