Educação estética infantil: uma experiência com crianças de cinco e seis anos

Autores

  • Graciela Ormezzano Universidade de Passo Fundo Autor
  • Gracielli Dalla Vechia Autor
  • Joselange de Lima Surdi Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v13i2.7940

Palavras-chave:

Educação estética. Leitura de imagens. Escola. Educação infantil.

Resumo

O presente estudo trata de uma experiência de educação estética infantil. O problema questionou: de que modo a leitura dos retratos de Gustav Klimt, o conhecimento sobre o tempoespaço em que as obras foram produzidas e a posterior expressão artística influenciariam no desenvolvimento das crianças de cinco e seis anos? Os objetivos foram: desvelar o significado dos retratos de Klimt considerando o tempo-espaço em que foram criados; evidenciar as transformações vividas pelos participantes e buscar a compreensão das relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil. Este trabalho foi realizado numa escola pública estadual na cidade de Joaçaba, SC, com quatorze alunos. Na oficina de arte os alunos conheceram o artista e sua época, fizeram a leitura dos retratos de Klimt e uma produção plástica, com base no apreendido nas leituras imagísticas. Pudemos constatar que as crianças de cinco e seis anos se interessam tanto pela leitura das imagens como pela narrativa biográfica do artista, não somente pela utilização de materiais expressivos. Esta modalidade oferece uma visão mais alargada do que pode acontecer na escola e com o educando, já que a fase do desenvolvimento aqui trabalhada encontra-se comprometida pelos estereótipos que os adultos podem lhes impor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-08-06

Como Citar

Educação estética infantil: uma experiência com crianças de cinco e seis anos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 160–174, 2018. DOI: 10.5335/rep.v13i2.7940. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/7940. Acesso em: 15 out. 2025.