Educação Ambiental e Justiça Social: reflexões em tempos de solidão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9325

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Cidadania. Justiça Social

Resumo

O presente texto busca refletir, criticamente, a partir da Educação Ambiental Crítica, acerca da concepção de Justiça Social. Para tanto, propõe-se trazer ao debate uma perspectiva histórico-política da democracia e da cidadania no cenário brasileiro, como possibilidades não apenas de compreensão do atual cenário posto, como também de uma releitura das relações socioambientais, que definem a realidade contemporânea. Este diálogo tem como base a concepção hermenêutica de Gadamer, enquanto um processo universal do compreender que problematiza o ‘não-dito’, oferecendo uma perspectiva de abertura, para que possamos pensar sobre nós mesmos e sobre qual é o nosso lugar no mundo. Espera-se, ao final, ter promovido um repensar crítico e dialógico acerca da realidade, para que se possa agir em busca de uma justiça social ainda tão negada.

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Biografia do Autor

  • Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador e pesquisador no Programa
    de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nível 2. Brasil.

  • Simone Grohs Freire, Universidade Federal do Rio Grande. Brasil.

    Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Brasil.

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Publicado

2019-09-04

Como Citar

Educação Ambiental e Justiça Social: reflexões em tempos de solidão democrática. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 701–718, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9325. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/9325. Acesso em: 16 out. 2025.