Rule of Law, New Technologies and Cyberpopulism

Authors

  • Jose Luis Bolzan de Morais Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Edilene Lobo Universidade de Itaúna, Itaúna, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v33i3.10474

Keywords:

Rule of Law. New Technologies. Cyberpopulism.

Abstract

O Estado de Direito contou com importantes institutos desse novo tempo, como a representação política, os mecanismos de controle da produção legislativa, os partidos políticos e o liberalismo como ideologia do mercado, propondo a quebra da arbitrariedade e a promoção da igualdade - mesmo que inicialmente apenas formal - e liberdade - acima de tudo individual. Este artigo trata de questões comuns do Estado de Direito, do populismo e da retórica salvacionistas como uma alternativa ao medo permanente e às características do fascismo e sua adoção prática pelo populismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Jose Luis Bolzan de Morais, Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte, Minas Gerais

    Professor of PPGD FDV, Vitória, Espirito Santo, and ESDHC, Belo Horizonte, Minas Gerais. Productivity Researcher, Level I-D CNPQ.

  • Edilene Lobo, Universidade de Itaúna, Itaúna, Minas Gerais

    Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Graduada em Direito pela Universidade de Itaúna (1995). Professora do Mestrado e da Graduação em Direito pela Universidade de Itaúna, Minas Gerais. 

Published

2019-12-31

How to Cite

Rule of Law, New Technologies and Cyberpopulism. (2019). Law of Justice Journal, 33(3), 89-115. https://doi.org/10.5335/rjd.v33i3.10474