A sociedade 5.0 como instrumento de promoção dos direitos sociais no Brasil

Autores/as

  • Cristiani Fontanela Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Maria Isabel dos Santos Araújo Silva dos Santos Universidade de Brasília (EPR/FT/UnB)
  • Jaqueline da Silva Albino Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.5335/rjd.v34i1.10904

Palabras clave:

Direitos sociais, Políticas Públicas, Revolução industrial, Sociedade 5.0

Resumen

Os conceitos de Sociedade 5.0 foram apresentados pelo governo japonês como parte importante de uma política pública em prol da inovação, da economia, do Estado e da sociedade. Este artigo discute a Sociedade 5.0 e seus reflexos na promoção dos Direitos Sociais no Brasil. Tem como objetivos apresentar a evolução da sociedade, relacionando-as com as revoluções industriais; caracterizar a Sociedade 5.0; e apontar os principais aspectos promotores dos direitos sociais trazidos nos conceitos dessa sociedade. Como consequência, demonstra que os pilares da Sociedade 5.0 estão em consonância com os direitos sociais, onde a intervenção do Estado garante os direitos fundamentais, ao implementar ações planejadas, articuladas e reguladas nas políticas públicas e em suas legislações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristiani Fontanela, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

    Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UNOCHAPECÓ. E-mail: cristianifontanela@unochapeco.edu.br.

  • Maria Isabel dos Santos Araújo Silva dos Santos, Universidade de Brasília (EPR/FT/UnB)

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente no Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (EPR/FT/UnB). Brasília/DF – Brasil. E-mail: isabel.santos@unb.br

  • Jaqueline da Silva Albino, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

    Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Docente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNITUFMT); Advogada Pública da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. E-mail: jaq.assejur@unemat.br.

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

A sociedade 5.0 como instrumento de promoção dos direitos sociais no Brasil. (2020). Revista Justiça Do Direito, 34(1), 29-56. https://doi.org/10.5335/rjd.v34i1.10904